Reserva do Paiva

O Projeto

A Reserva do Paiva é o primeiro bairro planejado na Região Metropolitana de Recife. O empreendimento compreende uma área total de 530 hectares, cercado de mata, rio e mar de águas mornas embelezado por recifes de corais.

O desenvolvimento do seu projeto considerou como premissa a preservação de sua vegetação natural, com considerável área de Mata Atlântica, construções de baixo gabarito e amplas distâncias entre elas, parques públicos, atendido por via principal com ciclovia e calçadões.

Comprometido com o desenvolvimento sustentável local, o empreendimento adota medidas para a preservação do meio ambiente em todas as etapas de construção. Para neutralizar as emissões de CO2 nas obras, previu-se o plantio de milhares de mudas de árvores. Incluiu-se também o emprego de materiais de construção ecológicos e sistemas de reuso de água durante toda a construção. Um empreendimento desenvolvido pela Odebrecht Realizações Imobiliárias em parceria com o Grupo Cornélio Brennand e Grupo Ricardo Brennand.

Governança do Destino: A Associação Geral da Reserva do Paiva (AGRP) é uma estrutura inovadora de governança que tem o objetivo de zelar pelos interesses comuns do público e do privado. Ela foi criada para promover a organização da Reserva do Paiva e a integração entre o empreendimento e as comunidades vizinhas. Atuando junto ao Poder Público, preocupa-se em garantir a qualidade da infraestrutura do bairro, a eficiência dos serviços comuns, a sustentabilidade socioambiental da região e a boa convivência da população local.

Características

  • Áreas verdes: 126 hectares
  • 8.5 km de praias
  • 200 hectares de Mata Atlântica preservada
  • Apenas a 15 km do Aeroporto Internacional dos Guararapes

Localização

A Reserva do Paiva está localizada a apenas 15km do Aeroporto Internacional do Guararapes e equidistante do bairro de Boa Viagem, importante centro urbano do Recife, e do complexo de Suape, principal polo industrial do Estado. Os seus lançamentos imobiliários têm atraído moradores locais exigentes e posicionado o bairro como um local de alta qualidade de vida na região.

Legado

A Reserva do Paiva assumiu compromisso com a sustentabilidade da região, dessa forma, adota o equilíbrio entre as construções e o ambiente em que estão inseridas, com formas mais horizontais e baixo adensamento, valorizando áreas verdes com projetos arquitetônicos que favorecem a ventilação cruzada, o aproveitamento da iluminação natural, o uso racional de água e energia. Todo o bairro é coordenado pela Associação Geral da Reserva do Paiva (AGRP), que atua em formato de governança.

E através da AGRP, o destino deverá se constituir numa referência de inovação social, atendendo, inclusive, os novos referenciais de Responsabilidade Social Empresarial da ISO 26000, que contemplam o compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do território. Os programas sociais existentes contribuem para o desenvolvimento local sustentável na Reserva do Paiva e adjacências, buscando a gestão compartilhada, a melhoria das condições de vida, da ocupação e da renda de comunidades do território.

mais informações em : www.reservadopaiva.com.br

Conheça outros Projetos